O que é uma franquia?
- Leonardo Oliveira
- 13 de mai. de 2020
- 8 min de leitura

Franchising é uma área muito complexa, mas se você fizer sua pesquisa corretamente e encontrar a franquia certa para você, pode ser muito gratificante. No entanto, antes de começar a analisar as oportunidades de franquia e o processo de compra de uma, você precisa entender inicialmente o que é franquia e se esse é o caminho certo para os negócios.
O QUE É UMA FRANQUIA?
Em nossa primeira etapa, analisamos o que é uma franquia e os dois métodos de franquia, além de examinar as vantagens e desvantagens do franchising.
O que é uma franquia?
Em termos simples, uma “franquia” é um acordo entre duas partes que permite que uma parte, ou seja, o franqueado, comercialize produtos ou serviços usando a marca comercial e os métodos operacionais da outra parte, ou seja, o franqueador.
Existem dois tipos de métodos de franquia – ‘Business Format Franchising’ e ‘Product and Trade Name Franchising’.
Franchising de formato comercial
O método mais comum no é o Business Format Franchising. Ao usar esse método, o franqueador concede ao franqueado os direitos de uso de seus logotipos e marcas comerciais, além de um sistema pronto para fazer negócios.
Um franqueado frequentemente recebe ajuda do franqueador em relação à seleção do local, layout e design da loja, recrutamento e treinamento de pessoal, marketing da empresa, contatos de suprimentos preferenciais e muito mais.
O franqueado, em troca, tem que pagar uma taxa de franquia inicial, bem como royalties contínuos para o franqueador. O franqueador usa esse dinheiro para ajudar a desenvolver o sistema por meio de marketing, pesquisa de produtos e mercado e suporte contínuo.
Há muitos exemplos de oportunidades de franchising formato de negócio, incluindo – franquias de alimentos , franquias automotivas , franquias imobiliária , franquias de varejo , franquias de recrutamento , franquias infantis , franquias de café , franquias animal de estimação , franquias de fitness para citar alguns.
Franchising de produtos e nomes comerciais
O outro método de franquia é o Franchising de produtos e nomes comerciais. Esse tipo de franquia não envolve taxas de royalties.
A coisa mais importante que o franqueador fornece é o produto; o franqueado é obrigado a comprar o produto ou a gama de produtos exclusivamente do franqueador. O franqueador também fornece campanhas nacionais de marketing e publicidade, logotipos e marcas registradas.
Esse tipo de franquia está associado principalmente a indústrias como petróleo, distribuição de refrigerantes e automotiva.
O Franchising de Produto e Nome Comercial possui três características distintas:
O franqueado vende mercadorias que são fornecidas pelo franqueador ou por uma pessoa afiliada ao franqueador
O franqueador ajuda o franqueado a proteger contas ou, dependendo do tipo de empresa, locais ou sites para displays de rack ou máquinas de venda automática
Dentro de 6 meses após a abertura do negócio, o franqueado deve pagar ao franqueador ou a uma pessoa afiliada ao franqueador
Vantagens do franchising
1. Menos risco
Em suma, a maior vantagem de um sistema de franquia é que ele reduz o risco de falha nos negócios.
Isso se deve ao fato de um franqueador ético ter um conceito de negócio experimentado, testado e comprovado no mercado. Portanto, a maioria das rugas terá sido eliminada e os riscos para o franqueado serão minimizados.
É um fato bem conhecido que menos de 7% dos proprietários de franquias falham nos primeiros 3 anos, em comparação com mais de 90% das novas empresas iniciantes.
2. vantagem competitiva.
A franquia permite que um pequeno empresário concorra com grandes empresas e um franqueado pode tirar proveito das economias de escala.
Todos os franqueados que atuam juntos podem comprar mais barato e em melhores condições do que uma pequena empresa individual.
Acrescente a isso a reputação do franqueador no setor, o franqueado pode negociar com uma marca reconhecida e deve ter uma vantagem distinta sobre qualquer concorrente independente de pequenas empresas.
Em teoria, pelo menos, os produtos, equipamentos e sistemas foram previamente testados no mercado e, portanto, chegam ao franqueado com um certo grau de ‘pronta aceitação’ pelo consumidor.
3. Treinamento e Suporte
Por meio de treinamento ministrado pelo franqueador, o franqueado escala uma curva de aprendizado muito íngreme em um curto período de tempo, aumentando assim suas chances de sucesso.
Por exemplo, alguém que deseja abrir uma empresa de aluguel de roupas acharia muito difícil obter o mix de ações logo no início. Um franqueado, no entanto, deve ter o benefício da experiência do franqueador e deve receber conselhos sobre a variedade e a mistura de ações a serem transportadas, etc.
O franqueado tem o benefício da experiência administrativa e administrativa do franqueador, além do qual a maioria dos franqueadores fornece backup e suporte, incluindo serviços de solução de problemas para ajudar os franqueados em seus empreendimentos diários.
Esse suporte inclui serviços gerenciais e administrativos, informações sobre produtos e suporte de marketing.
4. Não é necessária experiência anterior
Nenhuma experiência anterior em um negócio específico é necessária para um franqueado operá-lo. Todas as deficiências de know-how são sanadas, novamente, pelo treinamento transmitido pelo franqueador.
De fato, uma das mais orgulhosas franqueadoras é a capacidade de transformar um açougueiro, padeiro ou fabricante de velas em uma fritadeira de frango, lavadora a seco ou operador de loja de impressão rápida.
Qualquer falta de conhecimento sobre como administrar uma empresa não é um problema, pois o franqueador fornecerá o treinamento necessário ao franqueado.
5. Bata no chão correndo
Os franqueados “entram em ação” quando abrem uma loja franqueada ao entrar no mercado com uma marca reconhecida, sistema comercial comprovado e produtos e / ou serviços que foram testados no mercado.
6. Recursos combinados
Um franqueado tem o apoio ostensivo de uma grande organização e isso é conseguido através do pool de recursos, particularmente no campo da publicidade, marketing e promoções, em que cada franqueado, contribuindo um pouco, pode ter o benefício de um grande fundo para esse fim. .
Os franqueados são, portanto, capazes de promover seus bens e serviços através da mídia que, de outra forma, lhes seria fechada.
Em um negócio de franquia bem administrado e estruturado, o franqueado fica concentrado na venda de bens ou serviços e, ao mesmo tempo, recebe o benefício de pesquisa e desenvolvimento contínuos de mercado para melhorar os negócios e o sistema franqueado.
7. território exclusivo
Em muitos casos, os franqueados recebem direitos territoriais exclusivos e isso, na verdade, lhes dá o monopólio da área a eles atribuída, certamente em termos de negócios sob o nome comercial do franqueador.
Desvantagens do franchising
Compreender as desvantagens do franchising pode ajudar a identificar quaisquer problemas que possam não ser óbvios para alguém novo no franchising.
As desvantagens se enquadram em três categorias:
Falta de independência
Inflexibilidade
Risco associado ao desempenho dos franqueadores
1. Falta de independência
Uma característica importante do franchising é que todos os aspectos do formato comercial são definidos e cada ponto de venda é operado estritamente de acordo com esse formato. Nem todo mundo ficaria feliz em operar um negócio sob essas restrições e você deve considerar o quão bem você pode aceitar esse aspecto do sistema de franquia ao procurar uma franquia para comprar.
Disciplina: Comprar (licenciar) uma franquia significa trabalhar dentro de um sistema no qual há pouca liberdade ou escopo para ser criativo. Quase todos os aspectos da operação do negócio estão descritos nos manuais.
Monitoramento do franqueador: as visitas regulares de monitoramento da equipe de campo são bem-vindas inicialmente, mas com o passar do tempo, você se sentirá capaz de solucionar seus próprios problemas e poderá considerar o interesse do franqueador uma intrusão – afinal de contas, é o seu negócio.
Taxas de serviço: No início, esses serviços são necessários e os franqueados não se importam em pagar por eles. No entanto, com o passar do tempo, se menos uso for feito dos serviços dos franqueadores, os franqueados poderão se ressentir de fazer os pagamentos contínuos.
Reputação: Cada franqueado afeta a reputação de todo o sistema, dependendo de seu desempenho e capacidade. Em muitas franquias, existe um grande abismo na qualidade do produto ou serviço entre os melhores e os piores franqueados. Assim, qualquer franqueado pode prejudicar a reputação de todas as lojas da cadeia, mesmo internacionalmente.
2. Inflexibilidade
Resposta ao mercado: o franchising tende a ser um método inflexível de fazer negócios, pois cada franqueado é obrigado pelo contrato de franquia a operar o formato do negócio de uma certa maneira. Isso pode dificultar ao franqueador a introdução de alterações no formato comercial, a reforma das tomadas ou a introdução de novos tipos de equipamentos. Em algumas franquias, pode ser difícil para um franqueado responder a uma nova concorrência ou a uma mudança no mercado local.
O trabalho em si: o que pode parecer um desafio atraente agora pode se tornar entediante depois de alguns anos, por isso é importante que você escolha uma franquia para comprar na qual gostará do trabalho ou com potencial de crescimento.
3. Risco associado ao desempenho do franqueador
É importante reconhecer que nem todas as empresas de franquia são bem fundamentadas ou bem administradas. Ao assinar o contrato de franquia, você está se vinculando formalmente a um franqueador específico e, portanto, é vital selecionar um que seja competente e ético.
Existem 4 categorias diferentes de franqueador:
uma. O Franqueador Estabelecido
b. O novo franqueador
c. O Franqueador Antiético
d. O Franqueador Incompetente
Alguns devem ser evitados a todo custo, enquanto outros variam em atratividade, de acordo com o nível de risco que você está preparado para assumir.
uma. O franqueador estabelecido:
Isso representa o tipo menos arriscado de oportunidade de franquia. O formato comercial terá sido totalmente testado em vários locais, provavelmente também no exterior e, embora o custo inicial de abertura de uma franquia possa ser relativamente alto, uma franquia com esse tipo de empresa será altamente atrativa para qualquer pessoa para quem a segurança é importante.
b. O novo franqueador:
Não há nada intrinsecamente errado com uma nova franquia, mas é preciso ter muito cuidado ao decidir investir em qualquer franquia específica. Como os franqueadores incorrem em altos custos iniciais, eles precisam de um número mínimo de franquias para empatar. Quando um franqueador tem menos do que o número de ponto de equilíbrio de franquias, é provável que
Mais esforço será gasto na venda de franquias do que no fornecimento de serviços de suporte.
Haverá algumas deficiências nos serviços para manter os custos baixos.
Os recursos financeiros serão tensos.
Nesta fase de inicialização, o franqueador fica vulnerável a problemas financeiros se as franquias não puderem ser vendidas com rapidez suficiente. As franquias nessa fase de decolagem são potencialmente aquelas que obterão retornos mais altos, por exemplo, se o produto ou serviço estiver em circulação de alguma forma, um grande território poderá ser coberto. Com um franqueador, você está em uma posição próxima à de uma empresa independente – maior retorno. Dependendo dos riscos que você está preparado para assumir, esse tipo de franquia pode ser atraente ou ser evitado.
c. O Franqueador Antiético:
Infelizmente, alguns franqueadores não têm intenção de entrar em um relacionamento de suporte de longo prazo com o franqueado. Em vez disso, ouviram dizer que o franchising é uma maneira de ganhar dinheiro rapidamente com franqueados crédulos. Isso é feito através da criação de uma franquia da shell – lotes em oferta, mas nada para apoiá-la, e depois a venda dessas franquias para aqueles que desejam se tornar um franqueado que deixam de fazer uma avaliação completa do negócio em oferta. Certifique-se de identificar esse tipo de franquia, e reserve um tempo para investigar diferentes oportunidades.
Você não pode se dar ao luxo de aprender com seus erros.
d. O Franqueador Incompetente:
São franqueadores que não oferecem franquias para perpetrar fraudes, mas são incompetentes de uma ou mais das seguintes maneiras
O negócio básico é doentio
O franqueador tem poucos recursos e pode não ser capaz de financiar o funcionamento inicial do negócio
O franqueador não realizou um teste piloto e, portanto, não pode confirmar que o negócio é realmente franqueado
Eles não usaram consultores ou advogados de franquia ou experiência credenciados
Seus manuais, assistência e suporte à partida, se forem de baixa qualidade
Quanto tempo dura um termo de franquia?
Quando você compra uma franquia, não compra os direitos de propriedade por um período indeterminado; em vez disso, um franqueador concede a você uma licença para administrar sua franquia por um período específico; isso é conhecido como termo de franquia.
O prazo da franquia pode variar entre franquias, geralmente entre 5 e 10 anos, com a opção de renovar disponível se você for um franqueado em boas condições. O período e os termos da renovação, como o pagamento de uma taxa de renovação e se você é obrigado a reformar ou atualizar aspectos do negócio, serão descritos no contrato de franquia.
Em geral, o período precisa ser justo e, portanto, longo o suficiente para você recuperar seu investimento e empréstimos associados à compra da franquia.
Os franqueados são capazes de vender seus negócios antes do final do prazo da franquia. Ao fazer isso, entre em contato com o franqueador e trabalhe com ele para garantir que você tome as medidas legais corretas.
Valeria a pena procurar aconselhamento jurídico de um advogado especialista em franquia ao procurar vender ou renovar sua empresa, especialmente se determinadas áreas do contrato também precisarem ser renovadas.

