Eu sou o chefe!
- Leonardo Oliveira
- 15 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
O anúncio dizia ... 'Seja seu próprio patrão', e as informações a seguir falaram sobre um exemplo excepcional de oportunidade de franquia.A expressão 'Seja o seu próprio chefe' está frequentemente associada ao franchising.

Por que franchising?
Simplesmente porque representa um método bem estabelecido e comprovado de fazer negócios. As franquias são de todas as formas e tamanhos, mas todas elas têm algumas características fundamentais que as diferenciam das empresas que não são franqueadas.
Franchising representa um método comprovado de fazer negócios. De um modo geral, o franqueador esteve lá e fez isso e, como tal, estabeleceu um procedimento testado e comprovado. Tudo foi considerado até o local específico da franquia.
O franchising também representa uma entrada rápida nos negócios, em comparação com uma abordagem mais convencional de "inicialização do zero".
O franchising traz consigo um programa organizado de treinamento e programas de backup e assistência para que, embora você seja o chefe, não esteja necessariamente sozinho. O franchising oferece a oportunidade de ser "aberto aos negócios" em um período comparativamente curto, sem todo o incômodo de ter que reinventar a roda no processo.
Portanto, se é tão bom, por que todo mundo não gostaria de ser seu próprio chefe. Escusado será dizer que possuir seu próprio negócio, franquia ou de outra forma tem um custo.
O custo de uma franquia
O custo de entrada em uma franquia varia muito, desde um investimento inferior a R$ 100.000 a investimentos que variam em muitos milhões de dólares. Portanto, pode ser que esse gasto para uma startup de negócios não esteja na zona de orçamento e conforto de todos. E essa zona de conforto se estende não apenas a um envolvimento financeiro, mas sempre haverá um risco envolvido em qualquer negócio, embora bem controlado e gerenciado em um ambiente de franquia.
Ao considerar uma franquia ou até mesmo uma empresa iniciante regular, você deve considerar se o seu temperamento é adequado à propriedade da empresa e a ser o chefe. Como "chefe", você também costuma ser a pessoa de TI da empresa, o departamento de RH, o gerente de manutenção e assim por diante. Uma franquia certamente lhe dará treinamento em muitos desses aspectos, mas lembre-se sempre de que, quando se trata de realmente "fazer o trabalho", essa tarefa provavelmente cairá sobre você como proprietário. Portanto, você precisa se perguntar se tem uma mentalidade e um conjunto de habilidades que podem lidar com o uso de muitos e muitos chapéus diferentes.
Muitas pessoas fazem a transição do mundo corporativo para o franchising como sua segunda carreira. Muitos vão contar histórias de trabalhar 50 ou 60 horas por semana em um ambiente corporativo, portanto, seu desejo de mudar para a propriedade de empresas.
Possuir o seu próprio negócio e ser o chefe não o deixa imune a trabalhar nessas mesmas longas horas. A lógica por trás disso é muitas vezes que "eu sou o chefe e agora estou trabalhando para mim". Embora isso possa ser completamente verdade, as horas longas e não sociais ainda são longas e não sociais, independentemente de quem é o chefe.
No início de cada ano novo, muitas pessoas decidem mudar suas circunstâncias e, em numerosos casos, isso se transforma em seu próprio chefe. Embora o franchising seja um método aceito de entrada no mundo dos negócios e facilite a tornar-se seu próprio chefe de maneira oportuna e muitas vezes econômica, é preciso lembrar que esse é um passo muito importante a ser seguido.
Seu inventário interno
Sempre observe seu próprio inventário interno para verificar se você está realmente bem equipado para a vida de um franqueado enquanto trabalha no processo de investigação. É imperativo que você converse com franqueados que operam diariamente para garantir que você tenha um entendimento completo do que a franquia implica.
Ao pesquisar qualquer negócio, seja uma franquia ou uma oportunidade ou revenda de start-up, é absolutamente imperativo realizar uma due diligence extensa e completa para garantir que o que você está fazendo a transição seja exatamente o que você pensa que é e que esteja financeiramente, fisicamente e mentalmente equipado para lidar com os desafios de ser seu próprio chefe.
Mencionamos muitos atributos inerentes a uma franquia, e outro que não deve ser esquecido é o fato de que, ao considerar uma franquia, há muitas informações disponíveis de franqueados existentes, franqueados anteriores e do franqueador. O processo de descoberta de franquia deve fornecer uma abundância de informações para garantir que você esteja tomando a decisão certa de ser seu próprio chefe.


Comentários